De olho nos invasores

O Instituto Hórus colocou na internet uma lista com 330 animais e plantas considerados espécies invasoras no Brasil. Pouca gente sabe, mas seres vivos exóticos (“estrangeiros”), incluindo microrganismos, podem causar grandes problemas quando introduzidos num local.Rã-touro (foto de Magno Vicente Segalla)

No plano mundial, várias espécies foram extintas por causa dessas introduções, que subvertem uma seqüência de milhões e milhões de anos de processos naturais. Sem falar em prejuízos bilionários.

As trocas de fauna e flora entre as diferentes regiões, e ao mesmo tempo o isolamento de determinadas populações, resultaram da conformação dos acidentes geográficos e do clima, a partir da acomodação dos continentes. Trata-se de um processo fundamental para a formação da biodiversidade, isto é, o leque de seres vivos em cada parte do planeta.

Com os navios, aviões, carros e afins, e com as atividades humanas, as trocas desse tipo se aceleram cada vez mais. E colocam em cada local cartas (como a faminta rã-touro acima) que nunca estiveram no baralho natural dali.

Ao se estabelecer, os “novos moradores” competem com os antigos por comida e espaço. Muitas vezes, viram predadores deles. Noutras, transmitem doenças.

Bom, mas voltando à base de dados: ela é aberta ao público geral e integrada às dos outros 13 países americanos que compõem a rede I3N. As pessoas podem buscar dados por espécie, nome comum, ambiente, lugar e outros filtros.

E, como se vê, é assunto que não se esgota num samba curto – parafraseando Paulinho. Voltarei ao tema nesta semana.

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: