Uberaba 15 minutos

No banheiro encontrou o tiro já encaixado, azulejo e tudo. A testa era sua. O frio era seu, terceiro olho. Espelho rachado com terror. A flor do buraco como se tudo escorresse de dentro para fora, tudo o que ele fôra e seria, num Big Bang particular de irrepetíveis luzes. Em penumbra, tentasse adivinhar os corpos de mulher no morno dali. Corpos que rareavam, apesar de muitas. O escuro. Mulheres que arareavam sobre o gordo que roncava. O Cometa sempre assim meio promíscuo, anfíbio, inspiros e expiros sem dono. Vagas poltronas. Num berro sem testemunha, achou rumo do terreno baldio, enquanto os suvenirs faziam dominó em seu encalço, chifres/chicles/santas/havaianas/doces/lobos/caras/couros/chavei-
ros/isqueiros/morteiros/padres/catedrais/pães de açúcar/tiros de sal/ovos/cristais/chapéus/bancas/trocos/motoristas/mortos e o mico do posto que arrebentou a corrente e veio arreganhado pra cima. Atleta de coliseu, esquálido gladiador, feijão de terra rachada, marido da precariedade, músculo do ódio, marionete sem devir, aposta de uma nação, o filho da puta, faca de lamber garganta, irara no galinheiro do caos, orgulho do padrasto, herói varado de cãibras, fome que preenche tudo, pingo no infinito branco, fruto do sistema, erro de cálculo, vivente que não desistiria de ser, saudade da mãe e das tias, pular as bocas-de-lobo bocas-de-sapo bocas-de-leão e a grama de fogo. Sem parar, um lugar pra nunca mais ter nome.

 

 

“Uberaba 15 minutos” é um dos 20 contos do meu livro (há mais informações neste site, no canto superior direito de quem vai). Foi publicado também na antologia Todas as Gerações – o conto brasiliense contemporâneo (LGE, 2006), organizada por Ronaldo Cagiano.

 

 

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: